cover
Tocando Agora:

A primeira emissora 100% sertaneja de São João Del Rei, Minas Gerais, com o maior número de seguidores no Instagram, Facebook e Tik Tok, dentre todas as emissoras da região. Com uma programação variada e gostosa de ouvir, a Rádio Sol Fm possui hoje uma audiência super consolidada, tanto nos rádios físicos, como na internet, onde está presente nas principais plataformas do Brasil.

FAIXA AZUL EM SÃO JOÃO DEL REI

Cobranças irregulares: é hora de repensar a gestão do estacionamento em São João del-Rei?

FAIXA AZUL EM SÃO JOÃO DEL REI
FAIXA AZUL EM SÃO JOÃO DEL REI (Foto: Reprodução)

Cobranças abusivas: é hora de repensar a gestão do estacionamento em São João del-Rei?


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve liminar declarando ilegal a cobrança da “tarifa pós utilização” no estacionamento rotativo de São João del-Rei, operado pela Central Serviços LTDA. A prática, que força o pagamento de débitos passados para utilização atual do sistema, foi considerada arrecadação indevida e em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, gerando mais de R$ 5 milhões em créditos irregulares para a empresa.


Outro problema relatado é a dificuldade dos usuários em encontrar monitores para realizar o pagamento antecipado. Muitos motoristas, ao retornarem aos seus veículos, encontram uma advertência no para-brisa cobrando valores até dez vezes maiores do que o que pagariam inicialmente. Essa prática agrava ainda mais a insatisfação dos cidadãos.


A Justiça determinou que a Central Serviços cancele débitos, permita pagamento fracionado e transfira dados em tempo real à Secretaria Municipal de Governo. Também foi proibido o uso da frase “regularize-se antes que vire multa”, considerada coação ilícita. A fiscalização das irregularidades deve ser feita pela Guarda Municipal, e não pela empresa.


Diante desses fatos, surge o questionamento: por que manter um contrato que prejudica os motoristas e favorece a arrecadação de uma empresa privada? Não seria mais justo destinar as receitas do estacionamento rotativo a instituições locais, como a APAE, que prestam relevantes serviços à comunidade? É hora de priorizar os interesses da cidade e seus cidadãos.

Fale Conosco